LOCAL!
A simpósio ocorrerá no Salão de Convenções da UFLA.
As oficinas Ocorrerão:
Flebotomíneos: Sala 11 Preventiva/DMV
Noções de educação em Saúde no Contexto da Saúde Publica: Sala 3 Pavilhão 8
Citometria de Fluxo: Sala 6 Fisiologia/DMV
Apresentação
O termo "doença negligenciada" data da década de 70 e refere-se a doenças causadas por agentes infecciosos e parasitários. Essas doenças, em sua maioria, constituem graves problemas de saúde pública e tendem a ser endêmicas em populações de baixa renda, como é o caso da Doença de Chagas, Doença do Sono, Leishmanioses, Malária, Febre Amarela, Tuberculose, entre outras.
O termo "negligenciada" deve-se ao fato de que tais doenças não despertam o interesse econômico das grandes indústrias farmacêuticas, para a produção de medicamentos e vacinas. Além disso, a pesquisa neste setor não conta recursos suficientes, o que gera a escassez dos métodos de profilaxia disponíveis em todo o mundo.
No Brasil, as doenças negligenciadas também sofrem com uma disponibilidade de recursos aquém do necessário ao seu controle. Nesse sentido, é um desafio para a comunidade científica brasileira criar meios de se diagnosticar, tratar e superar tais doenças com os orçamentos destinados ao setor.
Em sua segunda edição, com o tema "ATUALIDADES", o simpósio vem com a proposta de discutir esse tema tão importante! Pesquisadores de renome internacional irão ministrar palestras, mesas redondas, conferências e oficinas.
Acreditamos que uma importante forma de prevenção e controle é a INFORMAÇÃO.
Para sediar o evento, apresentamos a UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, instituição que tem se destacado em diversas avaliações nacionais em razão das ações do Plano Ambiental e Estruturante, iniciado em 2009. Idealizado pelo então pró-reitor de Planejamento e Extensão e atual reitor, professor José Roberto Scolforo, a criação da Diretoria de Meio Ambiente, na qual está vinculada a Coordenadoria de Prevenção de Endemias, foi definida como uma das ações prioritárias do Plano Ambiental.A Coordenadoria é responsável por um controle sistemático de prevenção de zoonoses e endemias, como dengue, raiva, doença de Chagas, leishmaniose, enteroparasitoses, angiostrongilose, entre outras. Conta com o envolvimento de professores, servidores técnicos administrativos e a contribuição de estudantes para a realização de um trabalho preventivo de identificação de problemas, avaliação dos riscos e apresentação de soluções estratégicas.
Além disso, o Plano Ambiental tem se tornado referência para outras instituições públicas e privadas do País. Destacam-se a implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos, tratamento dos resíduos sólidos, saneamento básico, Estação de Tratamento de Esgoto, construções ecologicamente corretas, proteção de nascentes e matas ciliares, prevenção e controle de incêndios e uso racional de energia.
Venha conhecer a UFLA e participar deste importante momento de discussão.
.
Maiores informações, entre em contato conosco!